Perguntas frequentes

Dúvidas? Estamos aqui para ajudar.

O que é necessário para Assinar um documento ?
  • Para assinar um documento usando o certificado ICP-Brasil (A1 ou A3) utilize o navegador Chrome. 
    a) Após acessar o Portal de Assinatura usando o Chrome, clique em "Acesso Com Certificado Digital"
    b) Clique em "Vamos auxiliá-lo com a instalação... Clique aqui para começar !"
    c) Leia a mensagem e clique no local indicado para o "Passo 1 - Instalação da Extensão "Integral CertHandler" no Google Chrome"
    d) Após abrir mais uma aba automaticamente, clique no canto superior direito em " USAR NO CHROME "
    e) Clique em "Adicionar extensão". Aguarde a instalação, feche a aba e retorne para o Portal de Assinaturas
    f) Clique em "Clique aqui para validar a instalação da extensão e seguir para o próximo passo"
    g) Clique em "Acesso Com Certificado Digital"
    h) Leia a mensagem e clique no local indicado para o "Passo 2 - Instalação do componente auxiliar de segurança"
    i) Realize o download e proceda a instalação do componente auxiliar de segurança no Windows. O Windows solicitará uma confirmação Clique em "Executar", "Próximo", "Instalar". Aguarde. "Fim".
    j) Retorne para o Chrome na página do Portal de Assinatura.
    k) Clique em "Clique aqui para validar a instalação do componente auxiliar."
    l) Clique em "Acesso Com Certificado Digital".
    m) Escolha o certificado para entrar no Portal de Assinaturas.

     - Com certificado ICP-Brasil A1 no sistema operacional, navegador e dispositivo de sua preferência
    a) Faça a autenticação no Portal de Assinaturas e logo depois clique em "Acesso ao Cofre de Certificados".
    b) Realize um novo cadastro no Portal de Certificados e faça o upload do certificado a1 (arquivo PFX).
    c) Após o cadastro e upload do certificado assine os documentos na opção:
    "Assinar o documento com o certificado armazenado no Cofre de Certificados"
Problemas com o Certificado, A1 ou A3, e-CPF ou e-CNPJ ? 


Certificado A1, e-CPF ou e-CNPJ ?

a) Instale o Certificado da AC Raiz da ICP-Brasil v5 - Emitido em 02/03/2016.

Clique para baixar.

b) Clique no arquivo para realizar a instalação do certificado Raiz V5.

c) Clique em "Abrir", "Instalar Certificado...", "Avançar", "Colocar todos os certitificados no repositório a seguir",

d) Clique em "Procurar...", "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis"

- Certificado A3 com midia Física, e-CPF ou e-CNPJ ?

Safenet : Para os demais modelos: instale o driver mais novo SafeNet.

Clique para baixar.

SafeSign : Para o modelo GD Burti instale o driver mais novo SafeSign.
Clique para baixar.

Como realizo a Publicação de um documento para assinatura ?
  • Publicando um documento

    A publicação de um documento no Portal de Assinaturas poderá ser realizada no sistema operacional, navegador e dispositivo de sua preferência.

    - Ir em novo documento;

    - Informar o Nome do Documento;

    - Colocar uma descrição;

    - Anexar o documento pdf;

    - Adicionar o perfil do participante, quais serao os participantes e o tipo de assinatura que será ICP-Brasil;

    - E por fim enviar o documento para assinatura; 
Por que meu certificado não aparece após clicar no botão "Entrar com Certificado Digital" ?

Certificado vencido

- Após a data de validade do certificado não o exibimos mais para entrar no Portal

Validação em tempo real do certificado

- Em determinadas redes de computadores podem haver restrições de acesso à internet e caso o Portal não consiga acessar os orgãos de verificação de certificados não mostraremos os certificados.

Certificado revogado

- Ao realizar a consulta sobre a revogação do certificado em tempo real pela internet nos orgãos de revogação não exibiremos os certificados.

Por que não aparecem os documentos que preciso assinar ?

Acessei com o meu CPF ou acessei com o meu CNPJ


a) Entre em contato com o publicador do documento, verifique com ele o número de CPF que foi utilizado na publicação do documento.


b) Verifique também se o publicador informou o seu CNPJ na publicação do documento.


c) Caso não consiga o contato com o publicador acesse o Portal com o seu CPF caso não localize o documento, acesse o Portal com o seu CNPJ. Realize o cadastro com o CPF e depois realize outro cadastro com o CNPJ, não há problemas em ter os dois cadastros no Portal.

Não consigo assinar!

Use o navegador Chrome.


- Veja o item 1.

Senha Digital Soluções Digitais  (41) 3027-2710
(41) 99785-3322
Av. Visconde de Guarapuava, 2764 - Centro  - Curitiba - PR
comercial@sdsolucoes.com.br